Com o passar dos anos e as evoluções constantes no setor da construção, a sustentabilidade deixou de ser um mero detalhe e passou a ser um requisito para construtoras que se preocupam com o meio-ambiente.
É daí vem o termo: construções verdes.
A GNG Engenharia trouxe o significado desse novo conceito que é utilizado na construção civil para apresentar como essa tendência pode ser benéfica, tanto para as construções quanto para o meio-ambiente.
Confira!
O que são Construções Verdes?
Construções Verdes, do termo em inglês Green Buildings, são obras que foram pensadas como uma maneira de minimizar os impactos causados na natureza através de iniciativas que construtoras devem implementar no desenvolvimento de um empreendimento.
Muito mais do que empreendimento com jardins verticais, as construções verdes são planejadas desde o começo do projeto pensando em alternativas que a construtora deve tomar para que a obra não cause problemas significativos para a natureza.
As vantagens apontadas por esse sistema sustentável vão desde economia de recursos à redução de gastos com energia, porém abrange muito mais que isso. Uma matéria trazida pelo Jornal Exame alega que as Construções Verdes geram ganhos bilionários para saúde e clima.
Além de trazer um ganho para o futuro do planeta, as construções verdes tendem a valorizar mais um empreendimento por mostrar comprometimento com as reduções de danos ao planeta, mas também por garantir que esteja nos padrões de sustentabilidade.
Fatores que contribuem para construções sustentáveis
Separamos alguns fatores sustentáveis que a GNG Engenharia adota em nossas obras para que você possa compreender como isso pode ser feito em um processo de construção.
Gerenciamento de resíduos
A destinação correta de resíduos utilizados na construção de um empreendimento é um ponto fundamental para garantir que uma obra seja caracterizada como sustentável.
Madeiras reflorestadas
As madeiras de reflorestamento são obtidas de árvores que foram plantadas já com a finalidade de serem extraídas, e novas árvores são plantadas no mesmo local.
Aquecimento solar
O aproveitamento da energia solar já é bastante utilizado em ambientes residenciais, nos quais diminui o consumo de energia elétrica substituindo-o pelo consumo de energia solar.
A área principal no qual costuma ser instalado esse sistema são os banheiros, mais precisamente nos chuveiros, o que reduz consideravelmente o valor gasto.
Reaproveitamento de água
Sendo um bem indispensável para o planeta, deve-se pensar em alternativas que reduzam o consumo de água. O reaproveitamento da chuva, por exemplo, é um bom caminho para uma obra sustentável.
Vegetação
Um ambiente cercado por vegetação melhora a qualidade do ar e também a qualidade de vida das pessoas que residem nos empreendimentos construídos. Ultimamente, investir em vegetação já é uma questão de prioridade.
Gostou do assunto do nosso blog? Acesse nosso site e conheça todos nossos empreendimentos que seguem esse padrão.