A maioria das construções no Brasil optam pela alvenaria para dar vida à estrutura de uma residência. Isso porque, esse tipo de alternativa tende a oferecer mais segurança, resistência e durabilidade, principalmente com as variações de clima.
Contudo, mesmo sendo uma alternativa bastante popular em nosso país, muitas pessoas não entendem como funciona a construção de alvenaria.
Por isso, neste conteúdo explicaremos o conceito, tipos e até mesmo outros tipos de modelos que você pode considerar antes de construir sua casa ou comprar um imóvel na planta.
O que é a construção de alvenaria?
Utilização de elementos como tijolos e blocos para criar divisórias e fazer bloqueio de determinadas áreas. Para unir esses materiais, é utilizada a argamassa, mistura de cal, cimento e areia, dando maior resistência e aderência entre os blocos/tijolos.
Na Engenharia, a alvenaria possui 3 tipos de classificações, cada uma com sua função específica na construção de um empreendimento ou casa.
Veja a seguir!
Principais tipos de alvenaria
ESTRUTURAL
A alvenaria estrutural é utilizada para suportar a carga de uma edificação, dispensando o uso de vigas e pilares.
Os blocos são projetados para suportar cargas e distribuir o peso para os alicerces, tornando-se uma parte essencial da estrutura do edifício.
Esse tipo de alvenaria é comum em construções de médio e grande porte, pois oferece rapidez na construção e economia de materiais.
VEDAÇÃO
Diferente da alvenaria estrutural, a vedação é uma técnica de construção utilizada para erguer paredes que não são dimensionadas para suportar cargas verticais, somente seu próprio peso.
Geralmente, ela é feita com blocos de concreto, cerâmicos ou outros materiais mais leves, sendo indicada para paredes internas e externas.
Esse tipo é mais flexível, permitindo aberturas e alterações sem comprometer a estrutura do edifício.
Ela serve, principalmente, para dividir os espaços internos e externos, protegendo do calor, frio, chuva e barulho.
EMBASAMENTO
Localizada na base das construções, serve para nivelar e distribuir a carga da estrutura para o solo. É frequentemente usada para suportar paredes de vedação e em áreas expostas à umidade, como fundações e porões.
O embasamento ajuda a proteger a construção contra a umidade e a manter a estabilidade do edifício.
Vantagens de alvenaria na construção
A alvenaria é uma técnica tradicional na construção civil, com diversas vantagens que a tornaram popular no Brasil.
Sua durabilidade garante resistência às variações climáticas e maior segurança contra incêndios, além de oferecer bom isolamento térmico e acústico, melhorando o conforto dos ambientes.
Com manutenção mais simples e maior suporte para instalações elétricas e hidráulicas, facilita reformas e adaptações.
A alvenaria também traz vantagens econômicas para obras, especialmente no que se refere ao custo-benefício.
Como é uma técnica consolidada, muitos profissionais já estão familiarizados com o método, o que facilita encontrar mão de obra qualificada a um custo acessível.
Além disso, permite o uso de materiais amplamente disponíveis no mercado, como blocos de concreto e cerâmica, que costumam ter preços mais acessíveis.
Outras possibilidades de construção
Contudo, por mais que a construção em alvenaria seja extremamente popular no Brasil, outros modelos de construções têm conquistado seu espaço, também pela resistência e pela eficiência nas obras.
Como o Steel Frame, por exemplo, que utiliza perfis metálicos no lugar de blocos de cerâmica para criar a estrutura e vedação de uma casa.
Quer entender como funciona?
LEIA TAMBÉM: Steel Frame: como esse tipo de estrutura deixa a construção mais eficiente?