Foi-se o tempo onde a Construção Civil ainda era refém do papel, prancheta, caneta, réguas e outros materiais necessários para a execução de um projeto. Com o passar dos anos, muitas evoluções aconteceram, passando do desenho 2D no computador para uma metodologia inovadora, o BIM!
Esse mecanismo consegue oferecer um projeto mais fidedigno, otimização de recursos da obra e identificação de erros previamente.
Mas o que de fato quer dizer o BIM na Construção Civil? Continue a leitura para entender melhor sobre essa revolução.
O que é o BIM?
Antes de mais nada, precisamos esclarecer: o BIM não é um software!
Muitos confundem, mas, na verdade, essa é uma metodologia inovadora que consiste na Modelagem de Informação da Construção, traduzido do inglês Building Information Modeling.
BIM (Building Information Modeling) é uma abordagem colaborativa para planejar, projetar, construir e gerenciar edifícios e infraestruturas.
Ou seja, em vez de representar visualmente apenas a geometria de um edifício em 3D, o BIM também incorpora informações adicionais úteis ao longo do ciclo de vida do projeto.
Isso inclui dados sobre materiais, componentes, propriedades físicas e funcionais, bem como informações sobre custos, prazos e manutenção e muito mais.
LEIA TAMBÉM: A importância de garantir segurança na Construção Civil
Como funciona o BIM na Engenharia Civil?
Essa abordagem permite que todos os envolvidos no projeto, desde arquitetos e engenheiros até empreiteiros e clientes, colaborem de maneira mais eficiente e eficaz.
E como funciona? O projeto arquitetônico fica em nuvem e todos os especialistas podem trabalhar nele simultaneamente e apontam quando há algum conflito.
No Brasil, os principais softwares que utilizam como metodologia o BIM são: AutoDesk Revit, Archicad, Tekla Structures e o VectorWorks e muitos outros
Ele também pode ser usado para simular e visualizar o desempenho de um edifício antes mesmo de ser construído, ajudando a identificar problemas e fazer ajustes antes da execução.
Ademais, o BIM pode melhorar a precisão das construtoras, reduzir erros e retrabalhos, otimizar o uso de recursos e facilitar a comunicação entre as diferentes partes interessadas.
Isso é fundamental para as obras que precisam mensurar os recursos de forma quantitativa, já que essa inteligência possibilita a previsão de dimensões de paredes, quantidade de materiais, quantidade de mão de obra, e assim, auxilia na redução de custos.
Vantagens do BIM na Construção Civil
Visualização tridimensional
O BIM permite criar modelos tridimensionais detalhados de projetos de construção, proporcionando uma visualização mais clara e realista do projeto final.
Análise integrada
O BIM permite realizar análises detalhadas, como análises estruturais de uma obra, de energia e de custos, diretamente no modelo, fornecendo insights valiosos que podem ajudar a otimizar o projeto e economizar tempo e recursos.
Detecção de conflitos
Como já dito anteriormente, o modelo BIM pode ser usado para detectar conflitos entre diferentes sistemas, como estruturas, instalações elétricas e tubulações, antes mesmo do início da construção física, evitando retrabalho e atrasos.
Planejamento eficaz
O BIM pode ser usado para criar simulações de construção, permitindo que os gerentes de projeto visualizem e otimizem o sequenciamento de tarefas e o uso de recursos ao longo do tempo. Geralmente, essas visualizações ocorrem por meio de tablets inteligentes e até mesmo óculos de realidade virtual.
Viu só? Mas não acaba por aí!
Documentação automatizada
O BIM pode gerar automaticamente uma variedade de documentos, incluindo desenhos de construção, listas de materiais e relatórios de quantidades, economizando tempo e reduzindo erros humanos.
Redução de custos e desperdícios
Ao otimizar o projeto, a colaboração e o processo de construção, o BIM pode ajudar a reduzir custos e desperdícios, resultando em projetos mais eficientes e econômicos.
São muitos os benefícios que a metodologia BIM pode oferecer às construções e, com constante evolução tecnológica, esse mecanismo só tende a evoluir cada vez mais e devemos nos atentar.
Portanto, aliar tecnologia na engenharia e na construção civil é o melhor caminho para oferecer obras mais eficientes, seguras e de alta qualidade.
Agora que você já sabe mais sobre o BIM na Construção Civil, veja também as 5 tendências de Inteligência Artificial na Construção Civil