Nos últimos anos, o mercado imobiliário sofreu um boom de lançamentos de empreendimentos residenciais que contam com imóveis compactos, mas que têm o potencial de oferecer tudo o que há de melhor na moradia.
Essa tendência acompanhou os novos comportamentos dos consumidores que, cada vez mais, prezam por viver em locais que possam oferecer mais comodidade e facilidade no dia a dia.
Inclusive, os imóveis compactos também conquistaram o segmento de alto padrão, e virou uma aposta no mercado de luxo por seus diferenciais exclusivos, mesmo com uma metragem menor.
De uma forma geral, é possível se questionar o motivo de todo esse sucesso e o porquê os compradores, e até mesmo investidores, estão preferindo os apartamentos menores, como os studios, e os que têm até 45m².
Para esclarecer tudo isso, mostraremos alguns aspectos que impactam na valorização desses imóveis e de que forma isso tem modificado a construção civil.
Continue a leitura e acompanhe!
O que atrai nos imóveis compactos?
LOCALIZAÇÃO PRIVILEGIADA
Grande parte do sucesso dos imóveis compactos nos grandes centros se dá pela localização privilegiada em que os empreendimentos se encontram. A localização é pensada para otimizar a rotina e deixar os moradores próximos das melhores opções de lazer, comércio, mobilidade e saúde.
Além, é claro, de que um bairro bem localizado oferece aos moradores mais qualidade de vida, por deixá-los perto do trabalho, por exemplo, e consequentemente, perdendo menos tempo no trânsito.
Ademais, o ponto forte das construtoras e incorporadoras é fazer a integração dos condomínios com os bairros, deixando todo o espaço ao redor valorizado também.
Por exemplo, a incorporadora Vita Urbana, responsável pelo empreendimento Nurban Santa Cecília, construção da GNG Engenharia, terá o compromisso de revitalizar todo o acesso principal do empreendimento, transformando o calçadão em torno do Minhocão em uma praça de convivência.
CONDOMÍNIO COMPLETO
Imóveis compactos, vasta opções de lazer e comodidade. Essa é a missão dos novos empreendimentos: oferecer mais praticidade e conforto aos moradores para os momentos em que ficam em casa.
Dessa forma, de olho nos novos comportamentos de moradia, as áreas são construídas pensando em tornar o dia a dia mais fácil, com espaços como:
- Lavanderia compartilhada;
- Coworking;
- Minimercado;
- Espaço delivery;
- Academia;
- Pet place;
- Piscina;
- Rooftop.
Todas essas opções já podem ser encontradas nos principais empreendimentos residenciais, pois as incorporadoras e construtoras já entenderam que morar bem é morar com conforto.
→ Veja os empreendimentos que estamos construindo e que oferecem tudo isso: OBRAS EM ANDAMENTO.
CUSTO-BENEFÍCIO
Mesmo oferecendo uma vasta opção de lazer no condomínio, os apartamentos compactos ainda são mais acessíveis do que apartamentos com uma metragem maior.
Sendo assim, para quem é investidor e deseja comprar uma unidade para alugar ou vender depois, essa opção é uma das mais atrativas do mercado. O retorno pode ser bem lucrativo se investir no empreendimento certo.
Agora, para aqueles que desejam adquirir um imóvel para morar, pode ser um ótimo ponto de partida para sair do aluguel, por exemplo. Os imóveis compactos possuem um valor que dificilmente ultrapassa R$ 400 mil, entre as opções mais populares, além de oferecer condições de financiamento e uso do FGTS.
DESIGN MODERNO E INOVADOR
Por ser construído com apartamentos menores, muitos podem achar que os designs dos prédios podem ser algo padronizado, sem nenhum diferencial. Contudo, os empreendimentos que contam com essa opção se destacam por suas fachadas inovadoras, modernas e impactantes, dando um ar mais jovial aos novos empreendimentos.
Em suma, os imóveis compactos movimentam o mercado imobiliário por sua viabilização do sonho da casa própria por um preço mais acessível, mas não deixando de oferecer conforto e praticidade aos futuros moradores.
Gostou desse conteúdo e quer saber mais conteúdos voltados à Engenharia, Construção Civil e Mercado Imobiliário? Visite nosso blog e confira diversos temas que podem te agradar.