Quando falamos em obras, não dá para abrir mão de contar com empresas confiáveis que se comprometem com uma construção eficiente, segura e tecnológica.
Neste sentido, a certificação ISO 9001 é uma maneira do consumidor saber se a construtora em questão está realmente comprometida com a qualidade de um empreendimento.
Mas qual é o propósito desta certificação? Como ela funciona? Entenda mais seu conceito, aplicação e importância a seguir!
O que é a certificação ISO 9001?
ISO é a abreviação para Organization for Standardization (Organização Internacional para Padronização), uma organização responsável por elaborar diversas normas, para que haja uma padronização em âmbito mundial dos mais diversos campos, inclusive na Engenharia.
Nesse sentido, dentro das ISOs há a 9001, uma das certificações mais tradicionais da organização, que diz respeito à norma de padronização para um produto ou serviço específico.
A ISO 9001 foi desenvolvida em 1987, inspirada na norma britânica BS570.
Mas o que significa a ISO 9001 para a construção civil?
A 9001 é uma certificação que oferece a garantia de que os processos de construção de um empreendimento seguem um grupo de normas técnicas que estabelecem e cumprem critérios que atestam sua qualidade, segurança e modernização.
Um modelo de gestão de qualidade, independentemente do seu tipo ou dimensão.
Os princípios da ISO 9001
Para atestar a certificação de uma empresa, a ISO 9001 avalia a capacidade da empresa de fornecer consistentemente produtos e serviços que atendam aos requisitos dos clientes e regulamentos aplicáveis, além de promover melhorias contínuas.
São eles:
- Foco no cliente: a construtora deve demonstrar que compreende as necessidades dos clientes e se empenha em atendê-las;
- Gerenciamento de recursos: garantir que os recursos necessários estejam disponíveis e sejam usados de forma responsável;
- Comprometimento com pessoas: envolvimento dos funcionários em todos os níveis da organização, promovendo um ambiente onde cada colaborador entende seu papel na manutenção da qualidade;
- Liderança: comprometimento da alta direção em estabelecer e manter um sistema de gestão da qualidade eficaz;
- Melhoria contínua: a organização deve buscar continuamente melhorar seus processos com base em feedbacks, auditorias internas e revisão de resultados;
- Abordagem baseada em processos: em vez de focar apenas em atividades isoladas, a empresa deve ter um sistema de processos integrados, que contribuem para a entrega de serviços de qualidade;
- Decisões baseadas em evidências: as decisões, por mínimas que sejam, precisam ser baseadas em dados reais feitos por análises detalhadas periodicamente.
Qual o impacto da certificação ISO 9001 na construção?
E sabendo de tudo isso, qual é o impacto da certificação na construção?
Bom, a certificação ISO 9001 na construção melhora a qualidade do produto final ao padronizar processos, reduzindo erros e retrabalhos.
Ela aumenta a eficiência operacional, otimiza o uso de recursos e reduz desperdícios, impactando diretamente nos prazos e custos das obras.
Além disso, garante conformidade com normas de segurança e qualidade, minimizando riscos legais e financeiros.
Podemos dizer,então, que as construtoras que possuem a ISO 9001 estão comprometidas em construir empreendimentos que promovem confiança, organização e sustentabilidade.
O Grupo GNG tem orgulho em dizer que nossos empreendimentos estão dentro dos parâmetros que a ISO 9001 exige, pois sabemos que a qualidade de uma obra exige dedicação e comprometimento da nossa parte.
E, não só isso, somos uma construtora que se preocupa com os impactos das obras no meio ambiente, seguindo objetivos que visam minimizá-los em nossas construções.
Entenda nossa missão com os 17 ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.